7.10.14

passagens 01 - abertura do Beco do Pinto, centrolugar, sp


O blog Passagens SP surgiu com o intuito de descobrir, mapear e estudar as passagens urbanas, das mais utilizadas àquelas escondidas entre nossos caminhos cotidianos. A importância deste estudo é a prática do olhar sobre tais espaços da cidade, para que a partir dele possamos discutir seus projetos e usos, levando em conta a importância da apropriação dos cidadãos para torná-los mais humanos e interessantes.

Para inaugurar este projeto, reservamos o post a uma celebração ocorrida no último final de semana no centro da capital paulista.


O Beco do Pinto é uma passagem histórica da região central e, desde o início da colonização, configurou-se como uma ligação importante entre a várzea do Tamanduateí e a colina do Pateo do Colegio, pontos estratégicos para os fluxos em São Paulo desde aquela época. Tombado pelo patrimônio histórico, hoje o Beco compõe, com a Casa da Imagem e o Solar da Marquesa de Santos, um dos conjuntos arquitetônicos pertencentes ao Museu da Cidade de São Paulo.

Sua importância histórica, portanto, segue evidente com a manutenção do patrimônio, mas, no entanto, sua relevância como passagem foi deixada em segundo plano desde meados do século XX. Ainda que localizado entre a Praça da Sé e o Terminal Parque D. Pedro II - locais de grande movimento de pedestres -, o Beco fica aberto somente à visitação específica em horário restrito, nunca abrindo seus dois portões para permitir a ligação direta entre suas extremidades.

Percebendo esta restrição como um conflito entre os interesses públicos na apropriação da área e em sua utilização como o atalho mais inteligente para o percurso a pé, o laboratório de estudos centrolugar propôs um ato de abertura, que iniciou uma retomada cidadã deste espaço. Por um dia, os portões ficaram abertos, as pessoas foram chamadas a não só passar, como também desfrutar de um ato de ocupação, com música, comida, exposição e outras atividades culturais.

Foi uma primeira experiência que espera, contudo, sinalizar o interesse de que o Beco fique aberto todos os dias, facilitando os percursos dos pedestres e agregando pessoas para promover o uso do espaço público de diversas formas.

As fotos dão conta de mostrar como essa experiência teve sucesso e merece ser repetida muitas vezes, até a total reconquista desta bonita passagem no miolo da cidade.

Mais sobre o projeto centrolugar.
Mais sobre o Beco do Pinto no site do Museu da Cidade.
























Até a próxima!
Equipe Passagens SP

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Olá, deixe seu comentário! Todas as mensagens serão moderadas e nos reservamos o direito de excluir conteúdos ofensivos e/ou preconceituosos.
Gratos, membros da equipe Passagens SP.